sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Entrevista com Jonathan Gill - Nerd e pai do bebê mais apaixonado por "Superman" da internet

Quem "morreu do coração-pulmão-tripas" ao assistir o vídeo do lindo bebê levantando os braçinhos ao assistir seu herói favorito levantar voo em "Superman - O homem de aço", não imagina que por trás de um "pingo-de-gente-nerd", está um pai mais nerd ainda e que nos contou como é a rotina de criar um "Superbebê", sua paixão pelo Superman e "muuuuuitas outras coisinhas". Mas primeiro, se você ainda não assistiu o vídeo, #MALUCO, assista! e cuidado pra não ter um ataque de fofura. #EUTIVE


* Aos 0:49 segundos de vídeo você já sabe que o futuro dos nerds está a salvo.
*Aos 1:04 min você vê que a concentração da "criaturinha" foi como a sua, enquanto assistia a mesma dita cena no cinema.
*Aos 1:28 você já desmaiou, babou e desidratou de tanto chorar porque o bebê é MUITO LINDO! (tenho que me recompor!)



O "Superbebê" é filho de Jonathan Gill, que é acima de tudo, um grande fã do "Homem de aço" e nos contou numa entrevista bem bacana como é ser nerd e pai.

Seu filho tem apenas 1 ano e 4 meses, como foi a primeira exibição de "Man of Steel" junto com ele? Ele reagiu da mesma forma que no vídeo?
Ele assistiu a poucas cenas, e a primeira vez que assistiu a essa cena ficou hipnotizado, queria ver repetidamente; nós o gravamos porque ele estava tão contente e foi tão engraçado que nos fez rir.

 Você imaginava que o vídeo iria fazer tanto sucesso? Foi intencional?
Eu sabia que meus amigos e família iam adorar, e sabia que as pessoas poderiam encontrar o vídeo no Youtube, mas nunca imaginei que iria se tornar tão popular.


Quantas vezes vocês assistiram o filme juntos? Já assistiram outro filme do superman ou animações e desenhos relacionados a ele?
Ele vem em direção ao computador todos os dias e me pede pra ver. Ele já viu muitas "encarnações" do Superman, ao vivo e animado, mas eu sou seletivo sobre quais partes mostrar. Crianças não precisam ver violência intensa, nem mesmo em um desenho animado.

Você é um grande fã do Superman?rsss... Se a resposta for positiva descreva o seu "nível"!
Eu sou fã de Superman desde que eu tinha 3 anos de idade. Seu símbolo tá no meu escritório, no meu carro, no meu celular, etc. É uma questão de honra e um lembrete para continuar (sim, eu sei que sou um nerd).

Qual será a primeira revista em quadrinhos que você irá comprar pra o seu filho ler quando crescer?
Eu já tenho. Superman: Paz na terra do Paul Dini e do Alex Ross. É difícil encontrar apenas uma.


Superman é o típico "bom moço", pra você, qual a melhor lição que as crianças podem aprender com ele?
Ele era estranho; e um estranho que foi adotado por dois pais amorosos, foi ensinado a respeitar as pessoas, e não condená-los por diferenças. Ele aprendeu a trabalhar duro e fazer a coisa certa, independentemente da dificuldade ou risco pessoal. Com a ajuda de Deus, essas são lições que espero ensinar a meus próprios filhos.

Você planeja em um futuro próximo postar outros vídeos fofos do Simon?
Acho que todos os vídeos dos meus  filhos são fofos, mas creio que ocasionalmente poderão aparecer alguns.

Qual a sua cena favorita de "Superman - o homem de aço"? é a mesma cena que fez o Simon reagir tão positivamente?

Sim, é difícil de "barrar" a cena do voo livre. Eu sempre quis voar. Eu ainda tenho sonhos voando, mesmo na minha idade.
Em sua opinião, porque o Superman causa reações tão emocionadas nas crianças?
Para crianças pequenas, tanto do mundo está literalmente fora do seu alcance... Como deve ser maravilhoso não ter limites, pra ir onde quiser, apesar das barreiras (e geralmente há música empolgante em segundo plano para aumentar a emoção).
 
Superman é um herói clássico, e sempre nos trás certa diferença dos outros heróis, ele é um homem bom e exemplar. O que você fará para que essa admiração continue perpetuando em seu filho?
 Ele não é diferente de qualquer outro hobby ou esporte. Enquanto continuar divertido e não perdemos a noção do que é verdadeiramente importante, tenho certeza que Superman continuará a trazer muita alegria.
 
 Você coleciona quadrinhos ou apenas filmes? O que você achou do filme "O homem de aço" e o que espera do novo filme "Superman Vs Batman"? Gostou da indicação do Ben Afleck para viver o Bruce Wayne?
 Eu coleciono histórias em quadrinhos, mas quando as histórias mostram o desenvolvimento do personagem. É por isso que eu gosto de Paul Dini e Alex Ross; também gosto de Frank Miller, Jim Krueger e Alan Moore;seus trabalhos não são apenas artes bonitas, mas narrativas artísticas.
Eu amo os filmes, porque eles trazem os personagens no centro das atenções por um curto tempo; "O homem de aço" foi uma versão sólida do que os personagens poderiam estar em nosso tempo do século 21. Eu amo que Lois Lane realmente descobriu a identidade do Superman (um crédito para suas habilidades e um para repórter investigativo). Estou ansioso para o novo filme e entusiasmado, e eu não sei o que Ben Affleck vai fazer como Batman, mas ninguém realmente sabe, exceto os produtores do filme. Eu respeito o corpo de trabalho e sua dedicação evidente a boa narrativa, cada filme traça a crítica, porque o material é tão amplamente conhecido e há fãs que acreditam que os personagens nunca devem mudar ou evoluir. Eu escolho me divertir e não ser pego em polêmicas.
 
Se seu filho crescer e preferir o Batman ao invés do Superman, ou até mesmo o Homem aranha, você irá ficar um pouquinho "desapontado"?
 Eu acho que vou ficar um pouquinho decepcionado sim, rss,  mas cada herói tem seus/suas qualidades que fazem dele/dela grande. Meus filhos podem crescer sem interesse por super-heróis e não gostar deles. Meu trabalho é incentivá-los a continuar, mesmo quando é difícil, e talvez o seu herói não tenha necessariamente que ser personagem de ficção.



  O pai é tão "good guy" quanto o nosso querido Superman! Super simpático!
 P.s: Aviso ao meu noivo - pode encomendar 02 superbebês aí pra o futuro! Quero igualzinho!

PorRebekacomK

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Blues Brothers - “Os Irmãos Cara de Pau”.



Vamos falar um pouco sobre a trajetória dos Blues Brothers, ou como conhecido no Brasil, os "Irmãos Cara de Pau".
Antes de tudo, é preciso fazer uma breve introdução sobre o tradicional programa americano “Saturday Night Live”. Apelidado de “SNL”, é um programa que reúne várias esquetes de humor interpretadas pelos seus humoristas fixos e um convidado especial diferente a cada show, além de uma atração musical convidada. O programa tem uma banda da casa de mesmo nome que na época era comandada por Howard Shore (o compositor da trilha do Senhor dos Anéis).

Dan Aykroyd
Do lado de fora, um dos humoristas fixos, Dan Aykroyd era dono de um bar em que o elenco se reunia após os programas e lá eles bebiam ao som de muito blues, soul, jazz e rock. Foi o lugar que outro humorista do programa, John Belushi (o irmão de James Belushi, é esse mesmo... aquele cara do K9- Um policial bom pra cachorro) começou a se interessar por esses estilos musicais, e assim, todo sábado à noite eles os escutavam na jukebox do bar ou mesmo cantavam ao vivo, como num karaokê.

Foi neste bar, que depois de uma esquete musical, com todos fantasiados de abelhas, chamada de “Howard Shore and his All-Bee band” com John Belushi nos vocais e Dan Aykroyd na gaita, que Howard Shore teve a ideia de que eles dois, sendo melhores amigos e dividindo mesmo gosto musical, deveriam formar uma banda, e inclusive sugerindo o nome “Blues Brothers”.
John Belushi
Veja a apresentação deles:

Assim nasceu a banda, que fez sua primeira apresentação como o grupo que conhecemos em 1978, sendo a atração musical convidada do SNL. Desta vez sem fantasia de abelha, mas de ternos e óculos escuros, acompanhados de uma banda formada e selecionada com a ajuda de Paul Shaffer (aquele músico careca que você conhece do programa do David Letterman).

Paul Shaffer
Agora como "Blues Brothers"

A apresentação foi um sucesso e eles viajaram os EUA em turnê tocando as músicas de seus artistas preferidos e lançando o álbum “Briefcase Full of Blues”.

Além disso, outro projeto começou a tomar forma: o filme dos Blues Brothers. Após as apresentações de sábado, no bar de Dan Aykroyd, os humoristas se divertiam não apenas cantando blues, mas rascunhando o que poderia ser um roteiro de cinema. Quem já viu o filme entende que provavelmente o roteiro surgiu mais ou menos com sugestões jogadas na mesa como :
“... e se uns nazistas perseguissem eles ?”;
“..
ou se DO NADA aparece uma mulher armada querendo matar os dois ?”;
“...
que tal se alguém explodisse o prédio com eles dentro ?”;
“.. e se todo mundo no bar jogasse garrafas neles por odiarem a música e depois jogassem por terem gostado ?”.

primeiro álbum
Sim ... tudo isso acontece no filme e, por incrível que pareça, consegue ficar muito bom.O primeiro filme foi lançado em 1980, dirigido por John Landis e tem participações especiais de vários intérpretes consagrados da música americana. É uma comédia sobre a aventura dos irmãos Jake Blues (John Belushi) e Elwood Blues (Dan Aykroyd) que tentam reunir a velha banda e fazer um show beneficente para salvar o antigo orfanato em que moravam. Que singelo, não ? Hummm...Não. Como já citei, acontecem os mais diversos absurdos, e dentre eles, na minha humilde opinião, a melhor perseguição de carro de todos os tempos do cinema.

Primeiro filme
O sucesso foi tão grande que novos álbuns foram lançados, bem como shows pelos EUA.

Infelizmente, ao que parece, no bar de Dan Aykroyd nem tudo eram bebidas e música. O comediante relata que todos usavam drogas na época, mas Belushi era o que mais usava. Belushi se viu numa condição de viciado e para controlar seu vício, contratou um segurança particular, cuja principal ordem era manter qualquer droga longe dele. Porém, em 1982, numa viagem que ele fez sozinho para Los Angeles, Belushi tem uma recaída e morre de overdose de heroína no quarto de hotel.

Após uns anos
de paralisação e luto, os Blues Brothers voltaram a se reunir algumas vezes no SNL e em eventos beneficentes, com dois novos integrantes: o irmão de John, James Belushi atuando como “Zee Blues” e John Goodman atuando como “Mighty Mack McTeer”.
James Belushi, Dan Aykryd e John Goodman

Em 1998, é lançado no cinema “Blues Brothers 2000”, novamente dirigido por John Landis. A história é a reunião da banda para competir num festival de blues e, de novo, salvar o orfanato. James Belushi interpretava Zee Blues nos palcos, mas um personagem novo foi escrito para que ele fosse introduzido na franquia do cinema: o Xerife "Cab" Chamberlain. No entanto, Belushi se recusa a participar do filme, e Joe Morton acaba ficando com o papel, atuando ao lado de John Goodman, Dan Aykroyd e o garoto-prodígio James Evan Bonifant como “Buster Blues”.
Blues Brothers 2000
O filme não é o mesmo sucesso do antecessor, mas repete a fórmula de participações de músicos consagrados e comédia com situações absurdas.

Por conta do filme, a banda faz mais apresentações pelos EUA, reunindo de novo Dan Aykroyd, James Belushi e John Goodman. Não houve um terceiro filme, mas há uma continuação da franquia em forma de musical. “Blues Brothers Revival” estreiou em 2004, e apresenta uma história meio macabra sobre Elwood salvando Jake do purgatório (!!!)

As apresentações dos Blues Brothers já são raras. Dan Aykroyd e James Belushi, atualmente, preferem se reunir para tocar blues utilizando seus próprios nomes e inclusive lançaram um álbum juntos, além de algumas participações envolvendo música no seriado “According to Jim”.















Os dois administram a rede de casas de shows “House of Blues” que ajudaram a fundar, e Dan Aykroyd apresenta um podcast sobre blues no site thebluesmobile.com.

House of Blues

Para matar saudades, nos parques da Universal Studios em Hollywood e em Orlando, existe uma atração com imitadores que fazem shows ao vivo.
atração dos parques da Universal Studios

Está previsto para ser lançado um filme da biografia de John Belushi, que será interpretado pelo ator Emile Hirsch.
Em resumo, os Blues Brothers foram a típica ideia despretensiosa de bar que funcionou muito além das expectativas por ter sido executada pelas pessoas certas do jeito certo. Recomendo a procura na internet pelos vídeos das apresentações da banda, que são incríveis, bem como dos artistas que originalmente cantavam as músicas. Não tem como não gostar. 


Para encerrar, deixo aqui uma versão da música que mais gosto de ouvir eles tocarem:


Abraços !

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O FANTÁSTICO JASPION

Olá pessoal, estive ausente por muito tempo por conta do trabalho, mas já se encontra tudo normalizado, por isso vamos ao que interessa, falar de tokusatsu.

Hoje falarei do "pai" dos tokusatsus no Brasil, aquele que deu início á uma verdadeira "febre", só de falar assim já devem saber de quem se trata né? Pois é, O Fantástico Jaspion, ou no original: "O Investigador de Monstros Gigantes Jaspion".
Mais precisamente no ano de 1988, estreava na extinta Rede Manchete um seriado sem muita pretensão, mas que aos poucos foi conquistando muitos fãs, as crianças da época que estavam acostumadas a assistir He-Man e Thundercats logo se impressionaram com o visual futurista e armas lasers do herói.


ALGUMAS CURIOSIDADES:

- Jaspion a princípio teria uma trama diferente da que conhecemos, ele seria um viajante espacial (e realmente não deixa de ser) e iria para vários planetas, mas isso encareceria demais a produção do seriado, o qual pode ser visto até o episódio 3, onde Jaspion passa por planetas diferentes e no episodio 4 finalmente chega na Terra.

- Nos 3 seriados anteriores, Gavan, Sharivan e Shaider, os personagens quando se transformavam, a transformação era explicada pelo narrador das séries em praticamente todos os episódios, os produtores acharam que isso já estava desgastado, por isso não tem explicação do narrador pra transformação do Jaspion.

- Com o sucesso avassalador da série, outros canais de televisão se renderam aos heróis japoneses como a super-poderosa Globo, exibindo Gavan, Shaider e Bycrosser, a Band com Goggle Five, Sharivan e Metalder, claro que sem o mesmo sucesso de Jaspion.

- A série teve um total de 46 episódios, mas só em 1991 a Manchete exibiu o episódio final, achando que se o fizesse em 1988 logo perderia o interesse do público, o que não aconteceu, com isso, houve reprises á exaustão.

PERSONAGENS


Edin - É o mentor de Jaspion, eremita e cientista da galáxia, ele é o último dos profetas seculares encarregados de proteger a Bíblia Galáctica por milênios incontáveis.

Anri - Andróide construída por Edin para auxiliar Jaspion nas investigações, responsável por alguns momentos cômicos, principalmente no início da série.

Miya - Bebê alienígena adotada por Jaspion. Salva da morte por ele e Anri na primeira de suas viagens espaciais, passou a acompanhá-los em sua jornada. Não fala quase nada da língua terrestre, limitando-se a pronunciar somente o seu nome. Porém, é muito inteligente, servindo de cozinheira e ajudante.

Professor Nambara - Um simples fotógrafo, mas que ganhou muita importância depois que registrou uma foto do Pássaro Dourado, aquele que terá importância fundamental para a vitória de Jaspion, passou a ser perseguido pelo vilões, assim como seus filhos, falarei deles em breve.

Kanoko - [Foto acima] Filha mais velha de Nambara, é feita de refém por diversas vezes pelos inimigos, foi a primeira criança irradiada pela luz.      Kenta - [Foto abaixo]Filho caçula de Nambara.
Boomerman - Domina arremesso de bumerangues, apareceu repentinamente para ajudar Jaspion, busca por vingança pela morte de seu irmão, mas percebe que sozinho não irá conseguir, então se junta a Jaspion, mas é seriamente ferido em uma batalha contra Macgaren, trabalha como policial da Interpol.

VILÕES:

Jaspion tem uma das melhores (talvez a melhor) galeria de vilões dos tokusatsus exibidos na Rede Manchete, a grande maioria deles proporcionou grandes batalhas.

Satan Goss - "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis", essa era a frase que o narrador dizia por diversos capítulos, é o principal vilão da série, pai de Macgaren, travou diversas batalhas com Jaspion e seu Gigante Guerreiro Daileon, sofre uma metamorfose nos episódios finais e se transforma no Poderoso Satan Goss.

Macgaren - Filho de Satan Goss, arqui-inimigo de Jaspion, é o sub-chefe dos vilões, seu sonho é construir o Império dos Monstros ao lado de seu pai, protagoniza duas batalhas épicas contra Jaspion, nos episódios 29 e 45. 
Purima - Subalterna de Macgaren, ela surge primeiramente no grupo Quadridemos, que são assassinos mercenários, composta também por Gyoru, Zampa e Ikki, ataca com seu pequeno globo que provoca explosões, também permite enxergar coisas muito além do alcance.

Gyoru - Sua principal característica é atacar com um violino que ao ser tocado por ela provoca atordoamento, também dispara um dardo pontiagudo.

Iki - Ataca com um tridente, seus punhos também funcionam como bombas, pois são disparados, foi o primeiro dos Quadridemos a ser derrotado.

Zampa - Este protagonizou um dos melhores episódios, "O Inimigo Imortal" (que morre no final), depois de armar uma cilada para Jaspion, este vai parar numa caverna e se depara com o espirito de seus pais, aí Jaspion fica sabendo que Zampa foi o autor da morte deles, o duelo entre os dois é sensacional, principalmente contra a forma robótica de Zampa.

Quadridemos liderados por Macgaren.



Kilza - Bruxa galática que vem á Terra recebendo o chamado de Satan Goss, ela primeiro ressuscita Macgaren, pois este foi derrotado na última batalha contra Jaspion, Kilza já conquistou vários planetas, ela já fez Jaspion "passar mal" diversas vezes, proporcionando duelos muito difíceis, sua principal característica é a maneira como profere suas bruxarias: "Berebekankatabanda, Berebekankatabanda  KIKERÁ."

Vale a pena dar uma conferida:


Kilmaza - Com a morte de Kilza, surge a irmã dela, Kilmaza, seus objetivos são destruir a Terra e vingar a morte de sua irmã, é menos poderosa, mas seu grupo de ninjas espaciais que são muito habilidosos não deixam por menos.

OUTROS VILÕES

Alguns vilões participaram apenas de um ou dois episódios, mas nem por isso deixam de ser notáveis, vamos á eles.

Guila - Viajante espacial que quase matou Jaspion, estudou bastante seu adversário antes de enfrentá-lo, Jaspion ficou praticamente sem ação com a cilada preparada por Guila, por incrível que pareça, Jaspion foi salvo por Macgaren.

Aigaman - Juntamente com seu robô-monstro Aiga, também estudou Jaspion e seu Gigante Guerreiro Daileon, mas Aigaman esqueceu de um pequeno detalhe do qual Jaspion se aproveitou.
Titânia - Feiticeira que se aproveita da inocência de Kanoko, filha de Nambara, para se apoderar do pássaro dourado, lança teias de aranha, no final se transforma no monstro aranha-gigante Kumoda.





Irmãos Gasami - Dois assassinos contratados por Macgaren para exterminar Jaspion, trazem consigo o monstro gigante Bogan, que suga a energia de Daileon, impedindo-o de lutar.

As Graciosas - É um monstro que se divide em 3 mulheres bonitas para seduzir jovens e transformá-los em monstros, Bela Ás, Bela Copa e Bela Dama.

Outros vilões apareceram como, Bragul, Tipp, Zamurai e as Amazonas, mas não tão marcantes como os que citei anteriormente, isso claro, na minha opinião.

Armas, veículos e equipamentos.

Spadium Laser - É a principal arma de Jaspion, foi com ela que ele venceu boa parte dos inimigos, ela irradia uma luz cósmica que eletrocuta o adversário e em seguida o explode.


Turbo Magnus - Pistola laser de Jaspion, dispara lasers potentes que causam explosões, tem também o poder de regenerar pessoas que foram enfeitiçadas.


Sensor óptico - Visão raio-X de Jaspion, serve também para enxergar coisas invisíveis.


E claro, sua armadura, Metaltex.


Gaibin Tanque - Super tanque de Jaspion, possui escavadeiras que alcançam grandes profundidades.


Gaibin Jet - Nave que fica acoplada ao Gaibin Tanque.


Alan Moto Space (Iron Wolf) - Moto de Jaspion, alcança grande velocidade, dispara raios laser e pode voar também.


E claro, a nave espacial Daileon, que guarda todos os veículos, serve como patrulha de Jaspion e Anri, e pode se transformar no Gigante Guerreiro Daileon, um aliado fundamental e indispensável.



Até hoje me arrepio quando vejo isso e ouço essa música:


EPISÓDIOS MARCANTES.

Entre muitos episódios marcantes, destaco o 23, "O Monstro do Século", sem dúvida o episódio mais triste do seriado, um monstro ainda bebê chamado Sion, foi encontrado por um dono de circo, que o criou com amor e carinho e o ensinou a fazer malabarismos, Macgaren encontra Sion e oferece uma proposta de trabalho ao dono, sendo que na verdade não passava de um plano para deixar o monstro enfurecido, que é o que acontece, o mostro fica fora de controle a destrói a cidade, Jaspion fica sem alternativa e destrói Sion com o Golpe de Daileon, até me lembro exatamente do que Jaspion diz: "Estou lutando pela justiça e pela paz do universo, perdoe-me Sion, Libertar Raio Cósmico"
Sion



Jaspion fez tanto sucesso, que seu tokusatsu sucessor, Spielvan, foi chamado de "Jaspion 2" apenas para pegar gancho no sucesso do antecessor, sendo que a história não tem nada haver com Jaspion.

Spielvan, até que a armadura tem um pouco de semelhança com a do Jaspion.


Um LP foi lançado com uma montagem dos dois juntos, até que tem umas musiquinhas legais.


Teve até revista em quadrinhos.


Álbum de figurinhas.


E muitos, muitos brinquedos.


Hikaru Kurosaki (nome original é Seiki Kurosaki), atualmente trabalha como instrutor e guia de mergulho submarino e se desligou totalmente do meio artístico.


Pra encerrar, vamos á abertura e encerramento do seriado, tanto em japonês quanto em português.

"EU JURO, EU JURO, EU JURO, NÃO VOU FALHAR, JASPION"


Abertura em japonês.


Encerramento em japonês.


Abertura e encerramento em português.


E é isso pessoal, espero que tenham gostado, abraço á todos.