domingo, 9 de fevereiro de 2014

Blues Brothers - “Os Irmãos Cara de Pau”.



Vamos falar um pouco sobre a trajetória dos Blues Brothers, ou como conhecido no Brasil, os "Irmãos Cara de Pau".
Antes de tudo, é preciso fazer uma breve introdução sobre o tradicional programa americano “Saturday Night Live”. Apelidado de “SNL”, é um programa que reúne várias esquetes de humor interpretadas pelos seus humoristas fixos e um convidado especial diferente a cada show, além de uma atração musical convidada. O programa tem uma banda da casa de mesmo nome que na época era comandada por Howard Shore (o compositor da trilha do Senhor dos Anéis).

Dan Aykroyd
Do lado de fora, um dos humoristas fixos, Dan Aykroyd era dono de um bar em que o elenco se reunia após os programas e lá eles bebiam ao som de muito blues, soul, jazz e rock. Foi o lugar que outro humorista do programa, John Belushi (o irmão de James Belushi, é esse mesmo... aquele cara do K9- Um policial bom pra cachorro) começou a se interessar por esses estilos musicais, e assim, todo sábado à noite eles os escutavam na jukebox do bar ou mesmo cantavam ao vivo, como num karaokê.

Foi neste bar, que depois de uma esquete musical, com todos fantasiados de abelhas, chamada de “Howard Shore and his All-Bee band” com John Belushi nos vocais e Dan Aykroyd na gaita, que Howard Shore teve a ideia de que eles dois, sendo melhores amigos e dividindo mesmo gosto musical, deveriam formar uma banda, e inclusive sugerindo o nome “Blues Brothers”.
John Belushi
Veja a apresentação deles:

Assim nasceu a banda, que fez sua primeira apresentação como o grupo que conhecemos em 1978, sendo a atração musical convidada do SNL. Desta vez sem fantasia de abelha, mas de ternos e óculos escuros, acompanhados de uma banda formada e selecionada com a ajuda de Paul Shaffer (aquele músico careca que você conhece do programa do David Letterman).

Paul Shaffer
Agora como "Blues Brothers"

A apresentação foi um sucesso e eles viajaram os EUA em turnê tocando as músicas de seus artistas preferidos e lançando o álbum “Briefcase Full of Blues”.

Além disso, outro projeto começou a tomar forma: o filme dos Blues Brothers. Após as apresentações de sábado, no bar de Dan Aykroyd, os humoristas se divertiam não apenas cantando blues, mas rascunhando o que poderia ser um roteiro de cinema. Quem já viu o filme entende que provavelmente o roteiro surgiu mais ou menos com sugestões jogadas na mesa como :
“... e se uns nazistas perseguissem eles ?”;
“..
ou se DO NADA aparece uma mulher armada querendo matar os dois ?”;
“...
que tal se alguém explodisse o prédio com eles dentro ?”;
“.. e se todo mundo no bar jogasse garrafas neles por odiarem a música e depois jogassem por terem gostado ?”.

primeiro álbum
Sim ... tudo isso acontece no filme e, por incrível que pareça, consegue ficar muito bom.O primeiro filme foi lançado em 1980, dirigido por John Landis e tem participações especiais de vários intérpretes consagrados da música americana. É uma comédia sobre a aventura dos irmãos Jake Blues (John Belushi) e Elwood Blues (Dan Aykroyd) que tentam reunir a velha banda e fazer um show beneficente para salvar o antigo orfanato em que moravam. Que singelo, não ? Hummm...Não. Como já citei, acontecem os mais diversos absurdos, e dentre eles, na minha humilde opinião, a melhor perseguição de carro de todos os tempos do cinema.

Primeiro filme
O sucesso foi tão grande que novos álbuns foram lançados, bem como shows pelos EUA.

Infelizmente, ao que parece, no bar de Dan Aykroyd nem tudo eram bebidas e música. O comediante relata que todos usavam drogas na época, mas Belushi era o que mais usava. Belushi se viu numa condição de viciado e para controlar seu vício, contratou um segurança particular, cuja principal ordem era manter qualquer droga longe dele. Porém, em 1982, numa viagem que ele fez sozinho para Los Angeles, Belushi tem uma recaída e morre de overdose de heroína no quarto de hotel.

Após uns anos
de paralisação e luto, os Blues Brothers voltaram a se reunir algumas vezes no SNL e em eventos beneficentes, com dois novos integrantes: o irmão de John, James Belushi atuando como “Zee Blues” e John Goodman atuando como “Mighty Mack McTeer”.
James Belushi, Dan Aykryd e John Goodman

Em 1998, é lançado no cinema “Blues Brothers 2000”, novamente dirigido por John Landis. A história é a reunião da banda para competir num festival de blues e, de novo, salvar o orfanato. James Belushi interpretava Zee Blues nos palcos, mas um personagem novo foi escrito para que ele fosse introduzido na franquia do cinema: o Xerife "Cab" Chamberlain. No entanto, Belushi se recusa a participar do filme, e Joe Morton acaba ficando com o papel, atuando ao lado de John Goodman, Dan Aykroyd e o garoto-prodígio James Evan Bonifant como “Buster Blues”.
Blues Brothers 2000
O filme não é o mesmo sucesso do antecessor, mas repete a fórmula de participações de músicos consagrados e comédia com situações absurdas.

Por conta do filme, a banda faz mais apresentações pelos EUA, reunindo de novo Dan Aykroyd, James Belushi e John Goodman. Não houve um terceiro filme, mas há uma continuação da franquia em forma de musical. “Blues Brothers Revival” estreiou em 2004, e apresenta uma história meio macabra sobre Elwood salvando Jake do purgatório (!!!)

As apresentações dos Blues Brothers já são raras. Dan Aykroyd e James Belushi, atualmente, preferem se reunir para tocar blues utilizando seus próprios nomes e inclusive lançaram um álbum juntos, além de algumas participações envolvendo música no seriado “According to Jim”.















Os dois administram a rede de casas de shows “House of Blues” que ajudaram a fundar, e Dan Aykroyd apresenta um podcast sobre blues no site thebluesmobile.com.

House of Blues

Para matar saudades, nos parques da Universal Studios em Hollywood e em Orlando, existe uma atração com imitadores que fazem shows ao vivo.
atração dos parques da Universal Studios

Está previsto para ser lançado um filme da biografia de John Belushi, que será interpretado pelo ator Emile Hirsch.
Em resumo, os Blues Brothers foram a típica ideia despretensiosa de bar que funcionou muito além das expectativas por ter sido executada pelas pessoas certas do jeito certo. Recomendo a procura na internet pelos vídeos das apresentações da banda, que são incríveis, bem como dos artistas que originalmente cantavam as músicas. Não tem como não gostar. 


Para encerrar, deixo aqui uma versão da música que mais gosto de ouvir eles tocarem:


Abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário