quinta-feira, 17 de julho de 2014

10 perguntas para Vitor Cafaggi

 Olá pessoas! Pra quem não conhece, vai aí a "ficha técnica" do nosso entrevistado:

Vitor Cafaggi - é um nerd master, um quadrinista mineiro "FANTAAAAAAASDIGO!",  é graduado em desenho industrial e  professor da Casa dos Quadrinhos, e meninas....tem namorada! :(
Criou a tirinha "Puny Parker", em que imagina a infância do Peter Parker - Homem-aranha. Criou também a tira Valente, publicada por um jornal famoso; e em sua primeira publicação independente,  a coletânea de tiras "Valente para sempre", garantiu muitos prêmios e prestígio. Participou do álbum "Pequenos Heróis e MSP 50", no qual recriou o personagem Chico Bento. Em parceria com a sua linda irmã,Lu Cafaggi, criou o álbum "Laços", segundo volume da série "Graphic MSP" - a história é uma visão dos dois irmãos sobre os personagens da Turma da Monica.
 
1)Para começar, em poucas palavras quem é Vitor Cafaggi?
Ok, vamo lá. Vitor Cafaggi tem 35 anos (com cara de 12), mora em Belo Horizonte e é formado em Design Gráfico pela UEMG. Sempre adorou ler quadrinhos e hoje adora fazê-los. :)

 2) Quais os desenhistas e roteiristas que te inspiram?  Qual deles te inspirou a dizer: “UAU! Um dia quero ser como “esse” cara!?
Os trabalhos dos Bill Watterson e do Charles Schulz são, com certeza, minhas grandes influências. Considero as histórias do Calvin como a melhor coisa já feita em quadrinhos. E Peanuts é a base de tudo. Mais recentemente, me inspira bastante os trabalhos de Jeff Smith, Bruce Timm, Skottie Young, Sonny Liew, Juanjo Guarnido e Kyle Baker.

 3)      Você se lembra do primeiro desenho que fez, ou qual tipo de desenho que você se identificava no começo da sua carreira? Você começou desenhando “palitinhos” e riscando as paredes de casa ou desde pequeno já era o “prodígio da aula de artes”?
Nunca fui um prodígio da aula de artes. Na verdade, nenhuma professora de artes gostava muito de mim. Nunca desenhava o que elas estavam esperando que eu fosse desenhar. Lembro que uma vez, tinha que fazer um desenho em homenagem ao Dia dos Pais e desenhei uma cena do filme Falcão- O campeão dos Campeões. As professoras nunca entenderam minha arte. Já os colegas gostavam. Na quinta série eu vendia desenhos das Tartarugas Ninja pros meninos da sala e comprava meu lanche com esse dinheiro.



5)      Sobre “Valente”, quais as principais características da sua vida que foram aplicadas ao personagem? 
Valente surgiu quando o jornal O Globo me convidou para criar uma série de tiras para a sua página dominical. Como eu não tinha muito tempo para criar, resolvi contar uma história que eu já conhecia bem, com personagens que eu conhecia tão bem quanto conheço meus amigos, minha família, minhas ex-namoradas. Valente é totalmente baseado na minha adolescência. Escolhi um certo momento, bem representativo, em minha vida e segui contando minha historia a partir daí, através de tiras com cachorros, gatos, pandas e macacos.
 
6)      Hoje, como um escritor e desenhista de sucesso, sua maior diversão ainda é desenhar ou escrever? O que faz no tempo livre?
No meu tempo livre, eu durmo. Eu durmo em qualquer lugar, a qualquer hora. Quando não estou dormindo, saio com os amigos, com a namorada, leio quadrinhos, vou ao cinema. E como muito também. A qualquer hora.

 7)      Existe algum plano para tornar “Valente” uma animação ou filme?
Sim, existem planos, mas tá tudo muito no comecinho ainda. Não dá pra falar muita coisa. mas, os planos existem. Vamos esperar pra ver se eles vão pra frente.

8)      Sua família e amigos apoiam sua profissão? Ou ainda tem gente próxima que acha desenhar não é coisa séria?
Minha família sempre apoiou. Os amigos também. Acho que eles sempre souberam que eu não sei fazer muita coisa além disso. 

10)   Você lida bem com o assédio dos fãs? Gosta de TV, câmeras, paparazzi,rs...Vi uma foto de uma moça que tatuou “o Valente” na perna, você imaginava algo assim? Está preparado para os “stalkers”? (desenho Vitor óculos escuros)
hahahah! Não tem assédio. Sou assediado só em eventos e em lojas especializadas de quadrinhos. É bem tranquilo lidar com isso. Eu gosto, na verdade. As tatuagens são o máximo. Pra mim, são tipo um prêmio.

12)   O Valente gosta de RPG, você costuma jogar? Curte qual sistema? O RPG te ajudou na questão de “praticar imaginação e criar suas histórias?”
Joguei por muitos anos. Ainda tento jogar, mas é difícil arrumar tempo hoje em dia. Sempre gostei mais de D20, mas já joguei muito Gurps também. Com certeza, o RPG me ajudou muito a criar e contar histórias. Já narrei muitas aventuras. Todas fui eu que criei.

13)   Se pudesse fazer a versão em quadrinhos de seu filme preferido, qual seria?
Rocky é meu filme favorito. Eu ia gostar de fazer ele em quadrinhos. Bem fiel ao filme.
14)   O que costuma ouvir quando está desenhando? Ou prefere o silêncio? Tem algum lugar especial que te dá mais vontade de escrever ou desenhar? Você costuma ter “Eurecas”- idéias repentinas em horas estranhas?
Depende. Quando estou criando o desenho, ainda rabiscando bastante, gosto de ficar em silêncio. Mas quando já estou fazendo os acabamentos posso ouvir qualquer coisa, até programas de humor que estiverem tocando no rádio na hora. Nem precisa de música. Costumo ter ideias no ônibus, correndo, caminhado e no banho. São as horas que fico sozinho mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário