sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O FANTÁSTICO JASPION

Olá pessoal, estive ausente por muito tempo por conta do trabalho, mas já se encontra tudo normalizado, por isso vamos ao que interessa, falar de tokusatsu.

Hoje falarei do "pai" dos tokusatsus no Brasil, aquele que deu início á uma verdadeira "febre", só de falar assim já devem saber de quem se trata né? Pois é, O Fantástico Jaspion, ou no original: "O Investigador de Monstros Gigantes Jaspion".
Mais precisamente no ano de 1988, estreava na extinta Rede Manchete um seriado sem muita pretensão, mas que aos poucos foi conquistando muitos fãs, as crianças da época que estavam acostumadas a assistir He-Man e Thundercats logo se impressionaram com o visual futurista e armas lasers do herói.


ALGUMAS CURIOSIDADES:

- Jaspion a princípio teria uma trama diferente da que conhecemos, ele seria um viajante espacial (e realmente não deixa de ser) e iria para vários planetas, mas isso encareceria demais a produção do seriado, o qual pode ser visto até o episódio 3, onde Jaspion passa por planetas diferentes e no episodio 4 finalmente chega na Terra.

- Nos 3 seriados anteriores, Gavan, Sharivan e Shaider, os personagens quando se transformavam, a transformação era explicada pelo narrador das séries em praticamente todos os episódios, os produtores acharam que isso já estava desgastado, por isso não tem explicação do narrador pra transformação do Jaspion.

- Com o sucesso avassalador da série, outros canais de televisão se renderam aos heróis japoneses como a super-poderosa Globo, exibindo Gavan, Shaider e Bycrosser, a Band com Goggle Five, Sharivan e Metalder, claro que sem o mesmo sucesso de Jaspion.

- A série teve um total de 46 episódios, mas só em 1991 a Manchete exibiu o episódio final, achando que se o fizesse em 1988 logo perderia o interesse do público, o que não aconteceu, com isso, houve reprises á exaustão.

PERSONAGENS


Edin - É o mentor de Jaspion, eremita e cientista da galáxia, ele é o último dos profetas seculares encarregados de proteger a Bíblia Galáctica por milênios incontáveis.

Anri - Andróide construída por Edin para auxiliar Jaspion nas investigações, responsável por alguns momentos cômicos, principalmente no início da série.

Miya - Bebê alienígena adotada por Jaspion. Salva da morte por ele e Anri na primeira de suas viagens espaciais, passou a acompanhá-los em sua jornada. Não fala quase nada da língua terrestre, limitando-se a pronunciar somente o seu nome. Porém, é muito inteligente, servindo de cozinheira e ajudante.

Professor Nambara - Um simples fotógrafo, mas que ganhou muita importância depois que registrou uma foto do Pássaro Dourado, aquele que terá importância fundamental para a vitória de Jaspion, passou a ser perseguido pelo vilões, assim como seus filhos, falarei deles em breve.

Kanoko - [Foto acima] Filha mais velha de Nambara, é feita de refém por diversas vezes pelos inimigos, foi a primeira criança irradiada pela luz.      Kenta - [Foto abaixo]Filho caçula de Nambara.
Boomerman - Domina arremesso de bumerangues, apareceu repentinamente para ajudar Jaspion, busca por vingança pela morte de seu irmão, mas percebe que sozinho não irá conseguir, então se junta a Jaspion, mas é seriamente ferido em uma batalha contra Macgaren, trabalha como policial da Interpol.

VILÕES:

Jaspion tem uma das melhores (talvez a melhor) galeria de vilões dos tokusatsus exibidos na Rede Manchete, a grande maioria deles proporcionou grandes batalhas.

Satan Goss - "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis", essa era a frase que o narrador dizia por diversos capítulos, é o principal vilão da série, pai de Macgaren, travou diversas batalhas com Jaspion e seu Gigante Guerreiro Daileon, sofre uma metamorfose nos episódios finais e se transforma no Poderoso Satan Goss.

Macgaren - Filho de Satan Goss, arqui-inimigo de Jaspion, é o sub-chefe dos vilões, seu sonho é construir o Império dos Monstros ao lado de seu pai, protagoniza duas batalhas épicas contra Jaspion, nos episódios 29 e 45. 
Purima - Subalterna de Macgaren, ela surge primeiramente no grupo Quadridemos, que são assassinos mercenários, composta também por Gyoru, Zampa e Ikki, ataca com seu pequeno globo que provoca explosões, também permite enxergar coisas muito além do alcance.

Gyoru - Sua principal característica é atacar com um violino que ao ser tocado por ela provoca atordoamento, também dispara um dardo pontiagudo.

Iki - Ataca com um tridente, seus punhos também funcionam como bombas, pois são disparados, foi o primeiro dos Quadridemos a ser derrotado.

Zampa - Este protagonizou um dos melhores episódios, "O Inimigo Imortal" (que morre no final), depois de armar uma cilada para Jaspion, este vai parar numa caverna e se depara com o espirito de seus pais, aí Jaspion fica sabendo que Zampa foi o autor da morte deles, o duelo entre os dois é sensacional, principalmente contra a forma robótica de Zampa.

Quadridemos liderados por Macgaren.



Kilza - Bruxa galática que vem á Terra recebendo o chamado de Satan Goss, ela primeiro ressuscita Macgaren, pois este foi derrotado na última batalha contra Jaspion, Kilza já conquistou vários planetas, ela já fez Jaspion "passar mal" diversas vezes, proporcionando duelos muito difíceis, sua principal característica é a maneira como profere suas bruxarias: "Berebekankatabanda, Berebekankatabanda  KIKERÁ."

Vale a pena dar uma conferida:


Kilmaza - Com a morte de Kilza, surge a irmã dela, Kilmaza, seus objetivos são destruir a Terra e vingar a morte de sua irmã, é menos poderosa, mas seu grupo de ninjas espaciais que são muito habilidosos não deixam por menos.

OUTROS VILÕES

Alguns vilões participaram apenas de um ou dois episódios, mas nem por isso deixam de ser notáveis, vamos á eles.

Guila - Viajante espacial que quase matou Jaspion, estudou bastante seu adversário antes de enfrentá-lo, Jaspion ficou praticamente sem ação com a cilada preparada por Guila, por incrível que pareça, Jaspion foi salvo por Macgaren.

Aigaman - Juntamente com seu robô-monstro Aiga, também estudou Jaspion e seu Gigante Guerreiro Daileon, mas Aigaman esqueceu de um pequeno detalhe do qual Jaspion se aproveitou.
Titânia - Feiticeira que se aproveita da inocência de Kanoko, filha de Nambara, para se apoderar do pássaro dourado, lança teias de aranha, no final se transforma no monstro aranha-gigante Kumoda.





Irmãos Gasami - Dois assassinos contratados por Macgaren para exterminar Jaspion, trazem consigo o monstro gigante Bogan, que suga a energia de Daileon, impedindo-o de lutar.

As Graciosas - É um monstro que se divide em 3 mulheres bonitas para seduzir jovens e transformá-los em monstros, Bela Ás, Bela Copa e Bela Dama.

Outros vilões apareceram como, Bragul, Tipp, Zamurai e as Amazonas, mas não tão marcantes como os que citei anteriormente, isso claro, na minha opinião.

Armas, veículos e equipamentos.

Spadium Laser - É a principal arma de Jaspion, foi com ela que ele venceu boa parte dos inimigos, ela irradia uma luz cósmica que eletrocuta o adversário e em seguida o explode.


Turbo Magnus - Pistola laser de Jaspion, dispara lasers potentes que causam explosões, tem também o poder de regenerar pessoas que foram enfeitiçadas.


Sensor óptico - Visão raio-X de Jaspion, serve também para enxergar coisas invisíveis.


E claro, sua armadura, Metaltex.


Gaibin Tanque - Super tanque de Jaspion, possui escavadeiras que alcançam grandes profundidades.


Gaibin Jet - Nave que fica acoplada ao Gaibin Tanque.


Alan Moto Space (Iron Wolf) - Moto de Jaspion, alcança grande velocidade, dispara raios laser e pode voar também.


E claro, a nave espacial Daileon, que guarda todos os veículos, serve como patrulha de Jaspion e Anri, e pode se transformar no Gigante Guerreiro Daileon, um aliado fundamental e indispensável.



Até hoje me arrepio quando vejo isso e ouço essa música:


EPISÓDIOS MARCANTES.

Entre muitos episódios marcantes, destaco o 23, "O Monstro do Século", sem dúvida o episódio mais triste do seriado, um monstro ainda bebê chamado Sion, foi encontrado por um dono de circo, que o criou com amor e carinho e o ensinou a fazer malabarismos, Macgaren encontra Sion e oferece uma proposta de trabalho ao dono, sendo que na verdade não passava de um plano para deixar o monstro enfurecido, que é o que acontece, o mostro fica fora de controle a destrói a cidade, Jaspion fica sem alternativa e destrói Sion com o Golpe de Daileon, até me lembro exatamente do que Jaspion diz: "Estou lutando pela justiça e pela paz do universo, perdoe-me Sion, Libertar Raio Cósmico"
Sion



Jaspion fez tanto sucesso, que seu tokusatsu sucessor, Spielvan, foi chamado de "Jaspion 2" apenas para pegar gancho no sucesso do antecessor, sendo que a história não tem nada haver com Jaspion.

Spielvan, até que a armadura tem um pouco de semelhança com a do Jaspion.


Um LP foi lançado com uma montagem dos dois juntos, até que tem umas musiquinhas legais.


Teve até revista em quadrinhos.


Álbum de figurinhas.


E muitos, muitos brinquedos.


Hikaru Kurosaki (nome original é Seiki Kurosaki), atualmente trabalha como instrutor e guia de mergulho submarino e se desligou totalmente do meio artístico.


Pra encerrar, vamos á abertura e encerramento do seriado, tanto em japonês quanto em português.

"EU JURO, EU JURO, EU JURO, NÃO VOU FALHAR, JASPION"


Abertura em japonês.


Encerramento em japonês.


Abertura e encerramento em português.


E é isso pessoal, espero que tenham gostado, abraço á todos.

3 comentários:

  1. Sou fã do jaspion.essa foi minha infancia, tempos que não voltam mais,fico até comovido quando me lembro desses animes.jaspion,jiraya etc

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma recomendação para quem quer relembrar esses anos de ouro.
    Acessem o Site do Tokusatsus Vídeo Store, é o maior acervo de séries Tokusatsus do Brasil e com o melhor preço. Jaspion, Sharivan, Changeman, Flashman, Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX, Cybercops, Lion Man e muito mais.
    Acesse www.tokusatsus.loja2.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quem gostava de assistir Jaspion na Manchete no final dos anos 80, assistam esse vídeo que é pura nostalgia. https://youtu.be/CaNtc3-wyxo

    ResponderExcluir