sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Policial de Aço Jiban

Hoje falarei sobre uma série que não fez tanto sucesso como Jaspion e Changeman, mas para quem assistiu na época, com certeza está guardado no coração dos fãs, o Policial de Aço Jiban, (Kidou Keiji Jiban, no original), de 1989.


Na verdade, Jiban não seria nem produzido, o que estava nos planos era uma sequência da série "Jiraya", mas devido ao sucesso estrondoso do filme americano "Robocop" em 1987, a TOEI teve a idéia de produzir um tokusatsu nos mesmos moldes, a pistola do Jiban saía da perna, assim como a do Robocop, Jiban também possuía um super-carro, uma parceira policial que lhe ajudava nas investigações.

Sendo assim, a série acabou sendo produzida ás pressas e não ganhou BGM'S próprias (pra quem não sabe, BGM, são aquelas musiquinhas instrumentais de fundo que tocam no decorrer da série), foram reaproveitadas as BGM'S das séries, "Gavan" de 1982, "Sharivan" de 1983, "Shaider", de 1984, e até do "Jaspion", de 1985, mas tudo isso não impediu que a série conquistasse uma legião de fãs.



PERSONAGENS

O personagem principal, o policial Naoto Tamura (Shouei Kusaka), é o Jiban, mantém sua identidade secreta em sigilo de todos, quando está em sua forma civil banca o brincalhão e atrapalhado.




Yoko Katagiri é a parceira de Naoto, mas ele sempre a chama de chefe, forte e determinada, tem uma "queda" pelo Jiban pois este a está constantemente salvando.



Seishi é o chefe do departamento de polícia, gosta de Yoko e de "menosprezar" Naoto, também tem uma grande admiração por Jiban, Seishi é muito engraçado, gosta de posar de fortão, mas no fundo é um fracote e não mete medo em ninguém, hehehehe.


Ayumi é a irmã de Naoto (no começo nenhum dos dois sabe disso), ela sabe que ele é o Jiban e é responsável pela reparação de danos nele sempre que é ferido em alguma batalha, no decorrer da série ela perde a memória e Jiban fica desesperado em busca do seu paradeiro, na minha humilde opinião, é uma sub-trama chata da série.


Yanagida é um policial e um dos responsáveis pela criação de Jiban, sempre orienta o policial de aço no que pode, desde as mais simples até as mais complicadas missões.


Halley (Harry no original) é um robô que assume o lugar na base com o desaparecimento de Ayumi, ele passa a se comunicar com Jiban através das máquinas operacionais. (Uma explicaçãozinha rápida, na verdade já havia um robô com Ayumi na base antes de Halley aparecer, o Bóris (Boy no original), mas em um dos episódios Halley é jogado de um precipício por dois vilões, ficando extremamente danificado, foi avaliado com danos irreparáveis, então resolveram fundir Halley com Bóris, Naoto resolve então chamá-lo de Halley Boy (Harry Boy no original), mas foi só nesse episódio, daí em diante esqueceram do "Boy" e passaram a chamá-lo só de Halley, que coisa não? como diria o Quico.


Como todo tokusatsu que se preze, não poderiam faltar super-veículos e armas grandiosas, vamos á elas:

LEZON

O super carro do Jiban, Lezon.


BAICAN

A super moto.


SPIRAZ

A nave.


A música dos veículos:



VILÕES


O dr. Jean Marrie (Giba no original) é o chefão da organização criminosa Biolon (leia-se Baiolon), que era interpretado por um ator italiano, nunca tirou estes óculos em toda a série, no último episódio ele mostra sua verdadeira face, um monstro horrendo.


Madogarbo, criação de Jean Marrie batizado como Cyborg Jiban Killer Madogarbo, ela tem esse nome pois foi criada com os dados do Jiban, é uma máquina de matar, Madogarbo foi responsável por uma das maiores tragédias da história dos tokusatsus da Rede Manchete, talvez até a maior, na opinião de muitos, coisa que falarei em breve.



Marshall e Kennon. São duas subordinadas de Jean Marrie, elas ficam no comando sempre que ele manda o "monstro do dia" derrotar Jiban.



Rainha Cosmos, essa mulher bonita aí na verdade é um monstro horrendo, assim como Jean Marrie, digamos que esse corpo é apenas uma "casca", fez muitos estragos em Jiban, pra conferir, assistam ao capítulo, "Sou a mais bela mulher do mundo".


Voltando a falar da série, Jiban teve um total de 52 episódios, sendo que os dois últimos nunca foram exibidos em nosso país, não se sabe o real motivo, mas hoje, com o advento da internet, ficou fácil ter acesso a eles. 

Dentre todos os episódios, um deles ficou marcado, mais precisamente o 34, "A Morte do Jiban", para nós que éramos crianças inocentes na época, e sempre estávamos acostumados a ver nossos heróis vencer o vilão no fim dos episódios, fomos surpreendidos de maneira brutal no referido capítulo.

Neste episódio, Madogarbo, o monstro do dia e Rainha Cosmos lutaram contra Jiban, sendo que os dois primeiros tomaram uma espécie de droga fortificante, a célula dos seres espaciais, Jiban não teve a menor chance, foi totalmente encurralado pelo poder avassalador e destrutivo dos adversários, a pior cena sem dúvidas foi quando Madogarbo decepou o braço de Jiban e depois enfiou a espada em seu coração, humilhando o policial de aço, fazendo muitas crianças na época chorarem, inclusive este que vos escreve, lembro-me até hoje das palavras do narrador da série, "Jiban morreu, não há mais ninguém para proteger este universo, a Terra será do Biolon? O que será da humanidade? Ressuscite, RESSUSCITE JIBAN, (Não, eu não vi o episódio de novo, rsrs).

Confiram a luta:








Com Jiban morto, os vilões fizeram a festa, Halley e Yanagida ficaram em apuros, os veículos Lezon, Baican e Spairaz haviam parado, mas eis que havia uma luz no fim do túnel, o dr. Igarashi, o criador do Jiban, previu que ele poderia ser derrotado, e desenvolveu o projeto "Perfect Jiban" caso acontecesse o pior, mas havia um porém, precisavam de um objeto que estava com Ayumi, mas a mesma estava desaparecida e com amnésia, mas inexplicavelmente, Ayumi "sentiu" que Jiban não estava bem, e foi caminhando até o túmulo do dr. Igarashi (que coisa hein).

Ayumi inseriu o objeto na cruz do túmulo do dr, um pequeno terremoto aconteceu na base secreta de Jiban, abriu-se uma porta, era um super-computador que começou a operar sozinho, Jiban foi carregado por uma luz e ao ser irradiado por ela, ressuscitou.

Jiban voltou mais poderoso que nunca, derrotou os criminosos com suas novas armas, Poder Braquial, Agulha Giratória e Auto-Canhão, quem seria páreo pra Jiban agora?

 

Não posso deixar de mencionar a nova música do mestre Akira Kushida para o Perfect Jiban, é simplesmente sensacional:





Em 2011 a série foi lançada em DVD no Brasil pela Focus Filmes, houve uma grande euforia por parte dos fãs, mas os mesmos ficaram com um pé atrás pois a mesma empresa lançou a série Jiraya com uma imagem velha, de VHS, fãs mais fervorosos enviaram centenas de e-mails, EXIGINDO perfeição nos DVD'S, convenhamos, numa época destas lançar um DVD sem remasterização é um erro imperdoável.E a Focus Filmes fez de tudo para agradar os fãs, chamando os dubladores da época para voltar aos personagens no início dos anos 90, quase todo mundo voltou, menos 4, Carlos Laranjeira, o dublador do Jiban, que morreu em 1993, João Paulo Ramalho, dublador do Jean Marrie, também falecido, da Ayumi, Rosana Garcia e da Madogarbo, Márcia Gomes.

A Focus fez até uma votação para que o público escolhesse a nova voz do Jiban, claro que nenhuma chegaria nem perto da original, seria uma responsabilidade grande do escolhido, que ficou com Figueira Jr, escutem a voz dele vendo a metade do último episódio.





No fim, tudo ficou muito bom, os DVD'S do Jiban são fundamentais para quem se julga fã de tokusatsu.

Certa vez no ano 2007, fiquei sabendo que o cantor Akira Kushida viria ao Brasil, mais precisamente para Fortaleza/CE, para o evento SANA (Super Amostra Nacional de Animes), fiquei eufórico, eu iria ver o cantor de músicas que marcaram minha infância, e claro que eu fui e curti como uma criança quando ele cantou Jiban, me sinto um privilegiado e um felizardo por ter tido esta oportunidade, que pude ver novamente em 2010, quando Akira voltou pra cá.


Jiban teve até um LP com músicas em português, até que são legais, tenho o meu até hoje.


Pra encerrar, não poderia faltar as músicas de abertura e encerramento, tanto as japonesas quanto as adaptações em português são legais e ficaram marcadas no coração dos tokufãs.

"JIBAN, JIBAN, VAI TE DEFENDER DO MAL"

Abertura em japonês:


Abertura em português:


Encerramento em japonês:


Encerramento em português:



E é isso pessoal, espero que tenham gostado, abraço á todos.

Por Rafael Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário